26 abril 2009

Aviso: Hoje Vai Ter O Penúltimo Capítulo de Chaves:Um Grande Sucesso

O que é a emissora SBT?

    Em primeiro lugar, o SBT é uma emissora cujo fator-chave de sucesso é uma ampla variedade de pacotes comprados e programas de produção própria diferenciados em relação aos concorrentes, toda voltada para um alvo vagamente compreendido: a maior audiência das classes C, D e E. Digo isso porque é fato que seus carros-chefes estão programas 'panis et circensis' para o povão (Ratinho, Domingo Legal, Sabadões e congêneres) que possuem como foco não a preocupação em oferecer um conteúdo de qualidade mas apenas altos índices de audiência. Além disso, ele não tem interesse em manter em sua grade programas de valor percebido que atinjam classes A e B, mais 'sofisticadas' e de maior nível cultural. Portanto não conhecem o perfil desse público.

    O maior exemplo disso é o fato do SBT há anos ter abolido programas de notícias e informação na sua grade principal, deixando aquele tal 'SBT Notícias' para as moscas assistirem de madrugada ou ter lançando agora de maneira desastrada (e aparentemente sem um planejamento sólido) programas de gosto duvidoso como a sessão de filmes "Cine Belas Artes", que tenta vendê-lo como um espaço de exibição de filmes de arte com produções de Hollywood (como se o público que realmente assiste filmes de arte fosse fã de produções comerciais ditas inteligentes só porque o SBT anunciou assim).

    Bom, o que ocorre então com o Chaves velho de guerra neste contexto? No jargão do marketing, o Chaves, visto como um produto, seria considerado a 'Vaca Leiteira' do SBT. O que significa isso? Ele é um programa que está há muito tempo no ar (no mercado) e possui uma alta participação relativa no mesmo (líder de audiência no seu horário). Não necessita de grandes investimentos para se manter (o último gasto que o SBT teve com ele foi há dez anos, quando comprou a última leva de episódios que são exibidos atualmente). E a característica que mais interessa ao SBT, mas não a nós, telespectadores (consumidores): ele gera um fluxo de caixa positivo (dinheiro com as cotas de patrocínio nos comerciais) e esse lucro o SBT o utiliza para investir em outros programas, saldar suas dívidas, ou até mesmo fazer o tio $ilvio mais rico e gastar com livros de auto-ajuda, perucas e tubos de Grecin 2000. A emissora só terá interesse em acabar com programa a partir do momento em que ele deixar de ser 'Vaca Leiteira' e passar a ser um outro jargão: Abacaxi. O que é ser um produto 'Abacaxi'? Neste caso, é ser um programa com audiência baixa ou decrescendo, necessitando de investimento para tentar salvá-lo e que por tudo isso só dá prejuízo. Portanto, considerando que Chaves é ainda uma vaca leiteira, podem todos ficar sossegados que o SBT não vai fazer a burrada estratégica/financeira de tirar em hipótese alguma Chaves do ar. Até mesmo lembro de ter lido no jornal um comentário de um dos diretores do SBT dizendo que a intenção deles é continuar passando Chaves "pelo menos por mais 100 anos!".


0 comentários:

Postar um comentário

Oi. O RDN está muito feliz que você veio fazer seu comentário, sendo crítica ou não, agradecemos muito!