09 março 2010

Afinal, o que o telespectador quer assistir na TV?

por José Armando Vanucci
A semelhança nas pautas dos programas de Eliana e Ana Hickmann abre uma interessante discussão sobre o conteúdo na televisão, o item mais valorizado no desenho de uma atração ou grade. Segundo alguns executivos, formato e conteúdo são mais importantes que os apresentadores, afinal são eles que seguram ou afastam o público de um programa. O sucesso do comunicador será o resultado da soma do que forma a pauta. Mas, pelo que se vê na televisão, para não arriscar num mercado cada vez mais competitivo, são poucos os profissionais de bastidores que buscam algo inédito para exibir. É muito mais fácil apostar no que já deu resultados no próprio programa, na concorrência ou no exterior através dos formatos que chegam via importação. É a velha história de copiar, mesmo que através da compra. Por que gastar tempo com criação? Esse tipo de profissional é caro e disputado no mercado!
Está mais do que na hora de alguém colocar no ar o novo porque o público já cansou do mesmo, dos assuntos que se repetem nos diversos canais e na falta de opções. O domingo é o melhor exemplo de atrações que se repetem o dia inteiro em todos os canais dando a sensação de que é o mesmo programa das 10 da manhã à meia noite. Mas, se esses programas todos dão audiência (e muitas vezes ficam equilibrados) é sinal de que é isso que o telespectador deseja: banheiras, passarelas, bichos, piadas, crianças, dinheiro, BBB …
Ou será que um dia nós telespectadores mudaremos de comportamento?

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. O RDN está muito feliz que você veio fazer seu comentário, sendo crítica ou não, agradecemos muito!