24 abril 2009

História de Amizade e Amor: Amigos

Consultório médico. (Algumas pessoas aguardam atendimento na recepção. Entre estas, está Luíza, muito aflita, agitada e muito, muito chateada...)

Luíza – (Para a recepcionista) E aí minha irmã?!! Me chama hoje ainda? Eu tô pagando, sabia? Já chamou meio mundo de gente e eu aqui vazando... Qual é a tua, hein? Ta tirando onda comigo, é??

Andréia – (Séria e irritada) – Calma Senhorita Luíza. Existem regras e elas devem ser seguidas. Por favor, aguarde sua vez! Quando chegar sua hora, chamo seu nome.

Luíza - Nesse passo de tartaruga, acho que poderia transformar esse circo aqui, numa funerária!! É pra hoje ”mermo” isso aí?? Qual é!... (Senta irritada. Pergunta às pessoas que a encaram:) Qual é? Tá me decorando? Vai encarar também??

(Enquanto isso, o Dr. Renato atende a paciente calmamente. Esta se despede e sai da sala. Fala com a recepcionista delicadamente enquanto Luíza a olha com desdém).

Andréia - (Ironicamente) – Dona Luíza Soares? É a sua vez, pode entrar, por favor. O Dr. Renato está à sua espera.

Luíza - Já não era sem tempo!! (Luíza dirige-se a porta e oscila. Fica parada olhando o exame que tem nas mãos. Respira fundo e entra resoluta).
(Para o Doutor:) - Então Doutor??

Doutor Renato - Olá Luíza... (Recebe o exame, abre. Levanta-se e, enquanto lê o resultado, tem a testa franzida, preocupado... Olha para Luíza que, com o olhar, espera ansiosa a resposta) É minha jovem... (Senta-se e encara Luíza. Fala firme:) Sua situação está pior do que eu imaginava... Infelizmente Luíza, você procurou ajuda num momento crítico em que sua doença já não tem muitas perspectivas...

Luíza - Deixe esse blá-blá-blá pra lá e vamos logo ao que interessa, meu irmão!! O que é que ta pegando? Tenho que fazer algum sacrifício pra melhorar, tenho que dar um tempo nas paradas que to envolvida? Desembucha!!

Doutor - Não é tão simples assim Luiza... Infelizmente posso afirmar que você é mais uma vítima da AIDS.

Luíza - AIDS?? Não pode ser!!! (Levanta-se) Isso não pode estar acontecendo comigo!... Eu... eu.... eu quero fazer outro exame, pode ter sido mais um engano e...

Doutor (Interrompendo-a) -... Sinto muito... Os sintomas já mostram o avanço em que a doença já está. Desculpe, mas você crê em alguma coisa, ou tem algo ou alguém pra se agarrar nesse momento? Talvez ajude a aceitar enquanto você submete-se a um tratamento paliativo e...

Luíza (Interrompe furiosa) – Que nada!!! Você está falando em Deus, em religião e nessa baboseira toda?? Se Deus realmente existisse, eu não estaria nessa!! Deus... Deus deve estar bem ocupado pra se lembrar de alguém aqui embaixo... Eu tenho AMIGOS, Doutor! Cê sabe o que é isso, cara? AMIGOS de verdade! Eles vão me ajudar e vão ficar comigo, ta ligado???

Doutor – (Friamente olha o relógio) Bem... Acho que nosso tempo está esgotado (Escreve uma receita). Espero que você pelo menos procure tomar os medicamentos que estou receitando. É meio difícil encontrá-los, mas... Com um pouco de paciência e sorte, quem sabe...

(Enquanto o Doutor fala, Luíza anda agitada e sorri com ironia) – Claro!! O seu trabalho se encerra aqui... (Furiosa) Agora, só me resta esperar a senhora morte chegar, não é?? (Irritada, quebra um vaso. A recepcionista entra apavorada e tenta pegar Luíza. Ela reage:).

Luíza - Vê se me erra!! Me larga! Eu sei muito bem à hora de sumir... (Sai enquanto as pessoas na recepção a olham assustadas).

Narradora - Assim culminou a trajetória da vida de Luíza: uma jovem alegre e comunicativa que muito cedo entrou no mundo das drogas, sendo capaz de tudo para alimentar seu vício e de seus amigos. Amigos?? São justamente deles de quem Luíza mais precisa nesse momento. Mas... Onde estão eles? Talvez possam realmente ajudá-la agora...

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. O RDN está muito feliz que você veio fazer seu comentário, sendo crítica ou não, agradecemos muito!