26 abril 2009

A Gente se Ver Por Aqui!

por:Matheus


Documentar o dia-a-dia da diversidade cultural do nosso povo faz parte do cotidiano da TV Globo. A emissora faz telespectadores se enxergarem numa programação feita para os brasileiros, por brasileiros. É o espelho que reflete a nossa cultura, a janela que mostra aos outros povos as cores do Brasil e através da qual se vê o Brasil e o mundo. Tudo isso está consolidado no slogan da emissora: “Globo. A gente se vê por aqui.” E dentro desse compromisso com o Brasil, ao longo dos anos, a TV Globo vem descobrindo caminhos para entreter, informar e educar.

DRAMATURGIA

Entreter é dar asas ao sonho e à fantasia, sem fugir da realidade. É a mágica de viver, através do outro, múltiplas vidas. É atender à necessidade básica do ser humano de se emocionar. É provocar reflexão, despertar sentimentos ou, simplesmente, distrair. Perfeita tradução da alma nacional, o sucesso das novelas mostra a força de um produto brasileiro.

O talento de centenas de profissionais – autores, diretores, atores, contrarregras, costureiros – se verifica ainda nas minisséries e programas especiais que se tornaram referência internacional para a teledramaturgia. Até 2008, a TV Globo exibiu 309 novelas e minisséries, assim como seriados – produtos aclamados pelo público que chamam a atenção pela sua qualidade.

JORNALISMO
As notícias do Brasil e do mundo são veiculadas pela Rede Globo com responsabilidade, isenção e imparcialidade. Nada menos do que 80% da população se informam pela TV, nas cinco horas diárias de telejornalismo, em onze programas, sete transmitidos em rede nacional. Trabalho de 4.700 jornalistas envolvidos na produção diária de telejornais e eventos. Com onze correspondentes internacionais e 600 equipes de reportagem espalhadas em 121 emissoras do Brasil, o jornalismo da Rede Globo chega rapidamente a qualquer lugar, onde estiver a notícia.

Líder absoluto do jornalismo da TV brasileira, o “Jornal Nacional” leva aos espectadores tudo de mais importante que acontece no Brasil e no mundo. Pioneirismo é sua marca: foi o primeiro telejornal transmitido em rede para todo o Brasil; o primeiro a mostrar o mundo via satélite; e o primeiro a fazer uma transmissão ao vivo.

O “Globo Rural” tem edições diárias e uma edição semanal, abordando o Brasil do campo, que, apesar da crescente urbanização do país, continua sendo o principal pilar de nossa economia. Documentário semanal, o “Globo Repórter” aborda temas que mobilizam o país em grandes reportagens. Às terças-feiras, no “Profissão Repórter”, Caco Barcellos e uma equipe de jovens repórteres, juntos, revelam os diferentes ângulos da mesma notícia.

No “Fantástico”, o telejornalismo ganha formato de revista e convive pacificamente com o entretenimento: é o show da vida. O programa é uma marca das noites de domingo no Brasil. Os telejornais comunitários, com dicas de cidadania e serviço em três edições diárias, formam a conexão direta da TV Globo e suas afiliadas com cada brasileiro.

ESPORTE
O esporte é um show: mistura de informação e entretenimento. Por isso, em cada competição, você tem os melhores ângulos, os melhores repórteres e as melhores reportagens. A criatividade a serviço da arte do atleta e do olhar do telespectador.

As novidades do esporte estão em todos os telejornais e programas esportivos da Rede Globo. Na hora do almoço, são o assunto do “Globo Esporte”, com seu estilo criativo e ágil de informar. Aos domingos, o “Esporte Espetacular” apresenta reportagens especiais, eventos ao vivo, viagens inesquecíveis. Além dos grandes momentos dos atletas de todas as modalidades, no Brasil e no mundo.

A Rede Globo marca presença nos torneios realizados pelo país. Os campeonatos regionais, o Brasileirão, a Copa do Brasil, a Taça Libertadores e a Copa Sul-Americana são garantia de golaços, lances inesquecíveis e muita emoção. Uma emoção que continua nas pistas, a bordo da cor

INFANTIL
A aposta na programação infantil de qualidade, que entretém e educa ao mesmo tempo, é uma tradição nas manhãs da TV Globo. Para a emissora, as crianças são um público especial, que merece produções de qualidade, apostando em conteúdo nacional, séries especiais e desenhos.

Na TV Globo desde a década de 80, a apresentadora Xuxa Meneghel comanda o “TV Xuxa” nas manhãs de sábado, um programa que reúne diversão, música, humor, entretenimento e muito mais. De segunda a sábado, a garotada fica ligada nos desenhos da “TV Globinho”. Aos domingos, “A Turma do Didi” traz boas risadas para o público infantil.

HUMOR & SÉRIES

O humor tem lugar garantido na programação da TV Globo. Um exemplo é a nova versão de “A Grande Família”, seriado dos anos 70 que voltou em 2003 com novo elenco e novas histórias que contam o cotidiano de uma típica família de classe média.

Outros destaques são “Casseta & Planeta Urgente”, sucesso de público e crítica com a trupe que revolucionou o jeito de fazer rir na televisão, e “Zorra Total”, humorístico que reúne decanos da comédia e revelações do teatro e da TV.

Além de ousar em suas produções próprias, a TV Globo ainda estimula a produção independente fazendo parcerias e coproduções. As experiências mais recentes são as séries “Antônia” e "Cidade dos Homens", com a produtora O2 de Fernando Meirelles, “Ó Paí, Ó”, com a Dueto Filmes, e "Carandiru – Outras Histórias", com o cineasta Hector Babenco.

VARIEDADES
Os programas de auditório com apresentadores consagrados têm em sua fórmula variadas atrações. Bons exemplos são o “Domingão do Faustão”, apresentado por Fausto Silva aos domingos; o “Caldeirão do Huck”, com Luciano Huck, que marca presença nas tardes de sábado, e o “Altas Horas”, com Serginho Groisman, avançando pelas madrugadas de sábado para domingo.

Talk show mais famoso da televisão brasileira, o “Programa do Jô” também é destaque e, há anos, não deixa seu público “ir para a cama sozinho”. Durante as manhãs, Ana Maria Braga comanda o “Mais Você”, um programa que mistura beleza, culinária, artesanato, saúde e moda. À tarde, André Marques apresenta uma das mais tradicionais e, ao mesmo tempo, jovens atrações da emissora: o “Video Show”. No mesmo programa, Angélica está à frente do quadro “Video Game”. A apresentadora também conduz uma das mais recentes atrações da TV Globo: “Estrelas”. O programa de entrevistas vai ao ar aos sábados e Angélica aposta no alto astral para um bate-papo com atores, cantores, esportistas, jornalistas e outros convidados, trazendo dicas de turismo, bem-estar, recordações e curiosidades.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. O RDN está muito feliz que você veio fazer seu comentário, sendo crítica ou não, agradecemos muito!