15 abril 2009

Excesso de atividade física dificulta engravidar?

http://2.bp.blogspot.com/_JwYbP1lYt6A/SVI73rX716I/AAAAAAAAIVw/Vs24XfFLC04/s400/DICA_DE_SAUDE.jpg

Especialista em medicina reprodutiva explica o que acontece com quem treina ou corre demais

Excesso de atividade física pode causar amenorréia (disfunção menstrual, que é uma das causas da infertilidade), mas não há estudos que comprovem a relação entre infertilidade e overtraining (supertreinamento) “Não há evidências científicas de que a infertilidade prevaleça entre atletas ou em quem treine demais. Por outro lado, a disfunção menstrual – também chamada amenorréia – está associada ao excesso de atividades físicas”, diz a ginecologista Silvana Chedid, especialista em medicina reprodutiva.

Segundo a médica, além do treinamento excessivo, a baixa ingestão de calorias, cálcio e proteínas também contribui para que as atletas não apresentem menstruação regular.

“O problema afeta principalmente as atletas que melhoram a performance quando estão mais magras, como corredoras, ciclistas, bailarinas e ginastas. Mulheres com baixo índice de massa corpórea têm níveis alterados de ‘leptina’, que é um hormônio fundamental para a manutenção da fertilidade. Além disso, como a amenorréia é uma das causas da infertilidade, há quem relacione a dificuldade de engravidar com o excesso de atividade física. Mas, nem sempre é assim”.

Silvana Chedid diz ser comum atletas descobrirem que estão grávidas no meio da gestação. “Aquelas que têm disfunção menstrual e costumam fazer os mais variados tipos de dieta, muitas vezes demoram a procurar ajuda médica e fazer os exames diagnósticos. A boa notícia é que tão logo diminuem o ritmo de atividades e recebem orientação adequada, grande parte volta a menstruar com regularidade”.

Autor: Vya Estelar


http://cristianaarcangeli.terra.com.br/media/images/corpo.jpghttp://imagem.vilamulher.com.br/temp/gravida-tintura-cabelos-240308.jpg

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. O RDN está muito feliz que você veio fazer seu comentário, sendo crítica ou não, agradecemos muito!